Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí | RS

NOTÍCIAS

 

Região celebra os 20 anos da Rota das Terras Encantadas

07/JUL/2017

 

Os 20 anos de história da Rota das Terras Encantadas foram comemorados na sexta-feira, dia 7 de julho, no Salão Paroquial de Fortaleza dos Valos. Uma noite de muita alegria e emoção, pois além do aniversário, os convidados também prestigiaram a escolha da nova corte de Senhoritas Turismo.

O evento iniciou com a saudação da Prefeita de Fortaleza dos Valos, Márcia Rossatto Fredi, e em seguida o Prefeito de Saldanha Marinho e Presidente do COMAJA, Volmar Telles do Amaral, fez seu pronunciamento e também uma homenagem à Diretora de Turismo da Rota, Carolina Lopes de Borba, pelos seus 12 anos de trabalho junto ao departamento de turismo do consórcio.

Após agradecer a homenagem e falar sobre este momento tão importante para o turismo regional, Carolina convidou a equipe do COMAJA e os demais convidados para celebrarem os 20 anos com um grandioso brinde.

Um dos momentos mais esperados da noite foi a escolha da corte de Senhoritas Turismo da região. Dentre 14 belas candidatas, a nova Senhorita Turismo é Amanda Junges Derlan, de Não-Me-Toque; Primeira Princesa é Bruna Guedes, de Ibirubá; e a Segunda Princesa Priscila Danzmann, de Cruz Alta. Após o jantar e apresentação da nova corte, o evento foi animado pela banda Eletrobaile.

O presidente do COMAJA destaca que este momento que a Rota das Terras Encantadas está vivendo é uma vitória de todos os municípios que integram o departamento de turismo do consórcio. “Acreditamos juntos no potencial turístico dos municípios, formamos rotas em conjunto, e mostramos para todos como essas terras têm valor. Valor pela beleza, valor pela cultura, valor pelas maravilhas da natureza, valor pelas terras encantadas que vibram em conjunto uma história de 20 anos”, destaca Volmar.

 

Uma história que se fortalece a cada ano

Foi através da união do poder público e da iniciativa privada, que o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Condesus Rota das Terras foi fundado no dia 7 de julho de 1997. Na busca pelo fortalecimento regional, em janeiro de 2010 o Condesus integrou-se ao COMAJA, formando assim uma parceria de sucesso.

Desde 2009, a Rota das Terras Encantadas integra a 11ª Região Turística do Estado do Rio Grande do Sul, título recebido pela Secretaria Estadual de Turismo. Através de seus municípios consorciados, a Rota das Terras Encantadas oferece, além do turismo rural, turismo de conhecimento, de negócios, de eventos, de lazer, cultural e gastronômico.

Conforme a Diretora de Turismo Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes de Borba, o próximo passo é dar continuidade nos trabalhos de planejamento turístico da região, ou seja, iniciar a municipalização do turismo. Nesta etapa serão realizados diversos trabalhos junto aos 16 municípios que integram a Rota.

“Entendemos que neste primeiro momento, as ações devem estar voltadas à questão de planejamento. Queremos organizar os municípios para que possamos seguir um planejamento regional. Também vamos oferecer qualificações, após o levantamento da necessidade de cada município”, salienta Carolina.

Além de todo o planejamento, o objetivo também é divulgar o potencial da região. Por isso, em setembro a Rota das Terras Encantadas participa de uma exposição no Museu da AMARGS em Porto Alegre. A data ainda está sendo definida com a Secretarial Estadual de Turismo.

 

 

Luciano Gaspar – Assessoria de Comunicação Comaja – Rota das Terras Encantadas