Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí | RS

HISTÓRICO

 

O COMAJA - Consorcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacui foi criado em 16 de Dezembro de 1999 e de lá para cá soma inúmeras conquistas. Em 2006 o Consorcio foi reestruturado, e passou a contratar serviços na área de saúde para os Municípios consorciados, onde se obteve um resultado muito positivo em relação a economia e a legalidade nas compras de serviços como Consultas e exames especializados para os municípios. Ainda no ano de 2008 o COMAJA firmou um convenio com o CISA – Consorcio de Ijui, que possui uma central para a compra de medicamentos através de pregão eletrônico, onde atualmente são comprados os medicamentos para os municípios do COMAJA proporcionando assim uma economia de até 45%, alem da transparência, pois é possível acompanhar o desenvolvimento do pregão através de um computador com acesso a internet.

 

Mas as Finalidades do COMAJA, alem da Saúde, incluem também a representação dos municípios, e desenvolvimentos dos setores da educação, meio ambiente, infra estrutura, saneamento básico, agricultura e turismo, e foi com esse intuito que a partir de janeiro de 2010, após a alteração estatutária que tornou o consorcio publico de direito publico, enquadrando – se a lei 11.107, que dispõe sobre as normas gerais de contratação dos consorcio públicos, criou-se o Departamento de Turismo, passando-se assim o COMAJA a constitui-se de dois departamentos, Saúde e Turismo.

 

Hoje o COMAJA é composto por 29 Municípios, sendo que 29 fazem parte do Departamento de Saúde e o Departamento de Turismo é composto por 17 Municípios.