São José do Herval


Prefeito: Jovani Bozetti
Telefone: (54) 3325-1100

Site do município, acessar!

Tem sua história diretamente ligada à ação dos tropeiros, tendo sido inicialmente um local para pernoite de tropas, fato do qual é decorrente seu codinome de 'burro morto', antiga denominação da comunidade que ainda é utilizada de maneira carinhosa pela população da cidade. A fundação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a construção do moinho colonial, a emancipação de Fontoura Xavier e, posteriormente, a pavimentação da BR-386 foram fatos marcantes no crescimento do município.

Com grande vocação para o ecoturismo, o município tem localização estratégica, sendo área de ligação entre a Serra do Botucaraí e o Vale do Taquari. Seu relevo típico de encosta do planalto, ligado ao clima subtropical, tem como principal consequência, uma natureza exuberante formada pr inúmeras espécies de faunas e flora, além da forte presença de riachos que formam belas cascatas e cachoeiras. As paisagens de inverno, a geada, o fogão a lenha, o pinhão e o chimarrão também são fortes expressões locais.

A presença do gaúcho mantém seus traços culturais em paralelo aos dos imigrantes italianos e espanhóis, que tecem influência na alimentação, agricultura e pecuária. Fandangos, trovas e filós são muito frequentes.