MTur e gestores de turismo se reúnem para debater regionalização

Data: 23 de agosto de 2019
Fotos: Ascom/MTur
Fonte da notícia: Ascom/Mtur

MTur e gestores de turismo se reúnem para debater regionalização

Cerca de 100 pessoas, entre gestores e representantes do turismo das cinco regiões brasileiras, participaram nesta quarta-feira (21/08), em Brasília (DF), da 6ª reunião do Programa de Regionalização do Turismo (PRT + Integrado). O objetivo do encontro foi apresentar ações e programas vigentes do Ministério do Turismo, que podem apoiar os interlocutores estaduais do setor e os dirigentes das instâncias de governança turística (IRG’s) para o desenvolvimento da região.

A Turismóloga e Diretora de Turismo, Carolina Lopes, participou do encontro, ocasião em que apresentou a Rota das Terras Encantadas como modelo de gestão do turismo. “Tivemos a oportunidade de apresentar o nosso modelo de gestão para as demais regiões turísticas do país. Uma forma de trabalhar que vem sendo executada em conjunto com os 16 municípios consorciados, visando planejar e desenvolver cada vez mais a atividade turística em nossa região”, destaca Carolina.

O secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier, abriu o encontro e colocou a Pasta federal à disposição dos interlocutores para destravar os problemas que as regiões enfrentam. “Quem veio aqui hoje está interessado para que o turismo desenvolva na sua região. Então, proponho aqui, que cada estado nos apresente uma demanda de investimento e infraestrutura que seja mais importante hoje. Vamos fazer o que é melhor para a gente progredir”, finalizou.

Durante o encontro, foram discutidos temas como segurança turística, sustentabilidade e turismo responsável, além da regularização e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. O Cadastur e o Mapa do Turismo Brasileiro estão entre as ferramentas que orientam várias ações do MTur realizadas em parceria com estados e municípios. É o caso de repasses de recursos para obras de infraestrutura e de programas de financiamento de projetos públicos e privados, como o Prodetur + Turismo e o Fungetur, além de programas de qualificação e capacitação no turismo.

PRT +INTEGRADO – Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo é resultado de um processo de planejamento descentralizado e compartilhado. Ele é um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de oito eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.