Prefeitos do COMAJA reuniram-se em Victor Graeff

Data: 21 de outubro de 2019
Crédito: Assessoria de Comunicação COMAJA
Fotos: Douglas Schaeffer
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação COMAJA

Prefeitos do COMAJA reuniram-se em Victor Graeff

Na última sexta, dia 18, fazendo parte das programações da 12ª Expovig e seguindo o cronograma de assembleias em feiras dos municípios da região, o COMAJA - Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí realizou reunião no município de Victor Graeff.

O encontro contou a participação de diversos Prefeitos, além da presença do Presidente da Famurs e Prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire. Na oportunidade Freire destacou os seus trabalhos e pleitos à frente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.

O Presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí – Amaja e Prefeito de Quinze de Novembro, Gustavo Peukert Stolte e o Presidente da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – Amasbi e Prefeito de Victor Graeff Cláudio Afonso Alflen realizaram ao Presidente,   a entrega de um documento manifestando a insatisfação dos municípios com a falta de compromisso do Governo do Estado em buscar uma solução para o pagamento dos repasses atrasados das verbas da saúde e solicitando que a Federação adote medidas para auxiliar a resolver a questão.

A pauta do dia seguiu com as representantes da empresa Montardo e Nascimento LTDA, vencedora do pregão presencial do Cisa -  Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado do RS para executar outorgas de poços artesianos. Os municípios da região que queiram aderir a ata podem entrar em contato com o Cisa ou com a empresa credenciada.

As futuras licitações compartilhadas do Consórcio foram apresentadas pela assessora de Projetos e Planejamento do COMAJA, Karina Doninelli.

Ao final do encontro a  Diretora do Departamento de Turismo – Rota das Terras Encantadas Carolina Lopes juntamente com o Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente Everton Lagemann, apresentaram uma  proposta, que surgiu de uma demanda na elaboração dos planos municipais de turismo. A ideia é a criação de um selo, visando facilitar a comercialização de produtos coloniais, artesanato e outros produtos que fazem parte dos roteiros da Rota das Terras Encantadas.  

Após a reunião, os participantes foram recepcionados no pavilhão da Agricultura Familiar, para a degustação do prato típico de Victor Graeff, a Cuca com Linguiça.