COMAJA realizou assembleia em Saldanha Marinho

Data: 12 de dezembro de 2019
Crédito: Douglas Schaeffer
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação COMAJA

COMAJA realizou assembleia em Saldanha Marinho

 

 

O COMAJA - Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí realizou sua última assembleia de 2019. O encontro foi realizado na terça, dia 10, em Saldanha Marinho com a presença de diversos prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos municípios que integram o consórcio.

De início o Presidente do Consórcio e Prefeito de Saldanha Marinho Volmar Telles do Amaral, convidou a Vice-Prefeita e Secretária de Saúde de Boa Vista do Cadeado, Maria Inês Dalla Costa, para falar sobre a carência no atendimento na especialidade de Urologia que os municípios enfrentam na região.

Inês colocou que o Estado não possui hospital referenciado para a especialidade e que o Hospital São Vicente de Paulo, de Cruz Alta possui equipe para poder ser referência para a Região 12 de Saúde – equivalente a 9ª CRS, porém o Hospital não conta com o equipamento necessário para os procedimentos.

Salientou ainda que no dia 05 de dezembro esteve reunida com a Diretora do DAHA, os Secretários de Saúde de Tupanciretã, Fortaleza dos Valos e Cruz Alta juntamente com o Diretor do Hospital, onde o Estado acenou a possibilidade de referenciar desde que o Hospital adquirisse os equipamentos necessários. Como o mesmo não dispõs de verbas para a aquisição, acenou-se a possibilidade do COMAJA adquirir e ceder os equipamentos como comodato ao hospital, visto que os municípios beneficiados são todos pertencentes ao consórcio. Segundo levantamento do próprio hospital, o investimento será de aproximadamente R$200 mil reais a ser dividido pelos 13 municípios da 9ª CRS.

Após a explanação, a aquisição foi colocada e aprovada em votação. Agora será realizada uma licitação e a despesa rateada entre os municípios referenciados.

A decisão foi levada ao Estado em reunião nesta quarta, dia 11, para inclusão do Hospital São Vicente de Paulo como REFERÊNCIA EM UROLOGIA para a região da 9ª CRS.

A pauta da manhã seguiu com apresentação e aprovação do orçamento 2020 do consórcio, além dos trabalhos do projeto de eficientização dos parques de iluminação pública dos municípios do consórcio.

Finalizando a assembleia  foi realizada uma ampla discussão sobre a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 188  que prevê a incorporação a municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total.

O Presidente do COMAJA e Prefeito de Saldanha Marinho Volmar Telles do Amaral colocou o seu município a disposição para realizar uma mobilização contra a PEC 188, com a participação dos municípios da região que seriam atingidos direta e indiretamente com a medida.