Nível da barragem e legalização de terrenos na orla é assunto de reunião entre Prefeitos do COMAJA e direção da CEEE.

Data: 26 de maio de 2021

Nível da barragem e legalização de terrenos na orla é assunto de reunião entre Prefeitos do COMAJA e direção da CEEE.

Prefeitos dos municípios que margeiam o alagado do Passo Real, se reuniram com o senhor Lúcio do Prado Diretor Administrativo e o Diretor de Geração Carlos Augusto Tavares de Almeida diretores da CEEE e também com a presença do Deputado Estadual Clair Kuhn, a reunião aconteceu na unidade em Salto do Jacuí. Na pauta o nível da agua na barragem e também a legalização dos terrenos e condomínios na orla.

Mário Junior Hermes Chefe Departamento de Instalações do Sistema Jacuí apresentou aos Prefeitos, Vereadores e representantes que estavam presentes, estudos e gráficos que apontam que historicamente a agua baixa de nível, porem a baixa histórica deste ano chegando a -15metros se dá a pouca quantidade de chuvas do ano passado e a estiagem do sudeste do pais, e como a responsável pela distribuição é a ONS, ocorre-se então a compensação. A previsão é que se as médias de chuva continuarem como estão até agosto a barragem retorne a um nível próximo do normal. Outro assunto levantado na reunião foi diminuição dos royalties que os municípios recebem.

Outro assunto foi a legalização de condomínios e casas na orla do alagado do Passo Real. Alguns municípios já iniciaram os estudos e trabalhos para uma legislação que legalize isso, que é o caso de Fortaleza dos Valos em fase final e Quinze de Novembro. A Prefeita de Fortaleza dos Valos e Presidente do COMAJA Marcia Rossatto Fredi, colocou à disposição o setor de meio ambiente do consórcio para reunir todos os municípios interessados neste assunto para a montagem desta legislação.